A importância do Brincar por Gisele S Lemos
Até qual idade mais ou menos?
Na educação, eu já trabalhei até o ensino fundamental, e sinto que vai muito do processo educacional e depende da maturidade desses meninos.
Existem crianças que necessitam brincar de atividades corporais até 15 anos. Por isso a importância da psicomotricidade, artes e música em escolas. Depende da maturidade e concentração.
Gisele S Lemos
Há algum tempo, me entrevistaram sobre "A Importância do Brincar", reescrevo a entrevista abaixo. Fotos de atividades na Escola Bloom, no Rio e Janeiro.
A importância do brincar na infância.
-O que você entende sobre o brincar?
O brincar é a forma de expressão natural da criança
-As escolas têm permitido que as crianças brinquem?
Livremente as brincadeiras sempre ficam para à hora do recreio, infelizmente.
-O que você pensa sobre as crianças que entram muito precocemente nas escolas?
Considero que na vida atual seja necessária a socialização que começa cedo em escolas e creches. As instituições de ensino responsáveis podem fazer um excelente trabalho com essas crianças.
-A brincadeira deve existir somente entre as crianças ou os adultos também devem brincar com elas?
Os adultos devem participar e orientar. Atenção a essas brincadeiras revelam muitas vezes os problemas que estas crianças enfrentam na sua vida diária.
-O que fazer quando o menino quer brincar de boneca e a menina de carrinho?Deve-se reprimir tal atitude da criança?
Deve-se deixar.
-Como tratar uma criança no consultório usando a brincadeira?
Como psicomotricista, atuo diretamente e analiso os resultados e a interação.
-Como provocar na criança o interesse por certa brincadeira ou brinquedo?
Observamos atentamente seu comportamento e depois de uma avaliação apontaremos sugestões aos problemas solicitando dessas também novas propostas e respostas.
-Existem diferentes modalidades de brincadeiras. Qual você usa?
Todas, desde cantigas, aos jogos corporais e estruturados (jogos de raciocínio matemático, abstrato) e desestruturados, aonde trabalhamos com a imaginação.
- O processo de educação infantil usa a brincadeira no processo de aprendizagem frequentemente?
Até qual idade mais ou menos?
Na educação, eu já trabalhei até o ensino fundamental, e sinto que vai muito do processo educacional e depende da maturidade desses meninos.
Existem crianças que necessitam brincar de atividades corporais até 15 anos. Por isso a importância da psicomotricidade, artes e música em escolas. Depende da maturidade e concentração.
Gisele S Lemos
(Foto Escola Bloom, Projeto que fez parte do livro abaixo, Novas Tecnologias de informação e Comunicação em Redes Educativas, Organização de Josias Pereira o meu texto, na página 143). http://pt.scribd.com/doc/19040663/Novas-Tecnologiabook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine.