quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A importância do Brincar por Gisele S Lemos

A importância do Brincar por Gisele S Lemos

Há algum tempo, me entrevistaram sobre "A Importância do Brincar", reescrevo a entrevista abaixo. Fotos de atividades na Escola Bloom, no Rio e Janeiro.
A importância do brincar na infância.
-O que você entende sobre o brincar?

O brincar é a forma de expressão natural da criança 

-As escolas têm permitido que as crianças brinquem?

Livremente as brincadeiras sempre ficam para à hora do recreio, infelizmente.

Foto da  www.escolabloom.com.br/bloom.html

-O que você pensa sobre as crianças que entram muito precocemente nas escolas?

Considero que na vida atual seja necessária a socialização que começa cedo em escolas e creches. As instituições de ensino responsáveis podem fazer um excelente trabalho com essas crianças.

-A brincadeira deve existir somente entre as crianças ou os adultos também devem brincar com elas?

Os adultos devem participar e orientar. Atenção a essas brincadeiras revelam muitas vezes os problemas que estas crianças enfrentam na sua vida diária.

-O que fazer quando o menino quer brincar de boneca e a menina de carrinho?Deve-se reprimir tal atitude da criança? 

Deve-se deixar.

-Como tratar uma criança no consultório usando a brincadeira?

Como psicomotricista, atuo diretamente e analiso os resultados e a interação. 
-Como provocar na criança o interesse por certa brincadeira ou brinquedo?
Observamos atentamente seu comportamento e depois de uma avaliação apontaremos sugestões aos problemas solicitando dessas também novas propostas e respostas.
-Existem diferentes modalidades de brincadeiras. Qual você usa?
Todas, desde cantigas, aos jogos corporais e estruturados (jogos de raciocínio matemático, abstrato) e desestruturados, aonde trabalhamos com a imaginação. 
 - O processo de educação infantil usa a brincadeira no processo de aprendizagem frequentemente?


Até qual idade mais ou menos?

Na educação, eu já trabalhei até o ensino fundamental, e sinto que vai muito do processo educacional e depende da maturidade desses meninos.

Existem crianças que necessitam brincar de atividades corporais até 15 anos. Por isso a importância da psicomotricidade, artes e música em escolas.  Depende da maturidade e concentração.  

Gisele S Lemos
(Foto Escola Bloom, Projeto que fez parte do livro abaixo, Novas Tecnologias de informação e Comunicação em Redes Educativas, Organização de  Josias Pereira o meu texto, na página 143). http://pt.scribd.com/doc/19040663/Novas-Tecnologiabook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine.